segunda-feira, 14 de março de 2011

A culpa é dela?

Tenho pesquisado esses dias sobre casos de estupro e como reagem as mulheres que foram violentadas. Fiquei surpresa com algumas reações do povo julgando o fato. É mais comum do que podia imaginar que atribuam a culpa do estupro à mulher, como se o fato de ser bonita, de usar uma roupa mais provocante ou simplesmente de estar no lugar indevido fosse motivo suficiente para a agressão.
Um exemplo:
Uma repórter americana a serviço da CBS, no Egito, Lara Logan, foi cercada por 200 pessoas e brutalmente agredida e violentada. Houve quem dissesse que ela era a responsável pelo ocorrido. Outros jornalistas, colegas de profissão da vítima, comentaram coisas do tipo: O que uma repórter ocidental, loira e ex-manequim fazia perambulando na praça Tahrir em plena revolução?
 "Numa enquete da Approval Pools, 4.100 pessoas, 51% do total, acharam que a jornalista era mesmo a responsável pelo próprio martírio.
Numa pesquisa simples na internet sobre o caso Lara Logan, ainda pude encontrar comentários infelizes como:


"Quem pode culpar os caras…
também, olha a jornalista q mandam pro meio daquele inferno
Sofreria estupro em qualquer lugar perigoso.
Também, olha essa mulher, quem não estupraria?
Tá certo os caras, eu faria o mesmo
Eu não estupraria, eu chamaria pra sair, daí sim, em caso de recusa…
gata assim, no meio de um país só com mulher feia e peluda, numa revolução, praticamente pedindo para ser estuprada….
EU FARIA O MESMO KKK
MULHER BURRA, FALO MERMO.
ELA DEVIA SABER QUE ELA FOI ENVIADA JUSTAMENTE POR ISSO, PRA BAUDUCAREM OS CARAS.
QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA ENVIARIA UMA MULHER DESSA EM UM MOMENTO DE TENSÃO SOCIAL, DE BARBÁRIE??" 

(autor não identificado)



Para ler uma das reportagens a respeito sugiro o link:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=630JDB004

Nenhum comentário:

Postar um comentário